Notícias - Educação / Publicado em 06/11/2019 às 13:16

Políticos do Futuro conhecem Executivo e Legislativo municipal

Políticos do Futuro conhecem Executivo e Legislativo municipal

A última segunda-feira, dia 04 de novembro, foi especial para os alunos que participam do projeto Políticos do Futuro. Isto porque, os sete representantes as escolas municipais, estaduais e particulares do município, tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho de todas as secretárias da administração, inclusive o Gabinete do Prefeito.

E para culminar a iniciativa, o grupo conheceu o Legislativo e tomou posse através de uma sessão solene realizada na Câmara de Vereadores. Na ocasião, por meio da Tribuna, eles puderam explanar seus sentimentos, sugestões e as necessidades das localidades em que moram.

Os alunos eleitos em 2019 foram: Ana Júlia Pereira Freitas, do Colégio  Estadual Professor Jacob Milton Bennemann; Bernardo Juwer , da Escola Estadual Marquês do Herval; Frederico Jahn Freiberger, da Escola Capital do Saber;  Letícia Back Hahn , da Escola Municipal Alfredo Spier; Maria Eduarda Baumgratz, da Escola Estadual Maria Saturnina Ruschel; Nícolas Rambo, da Escola Municipal  Cônego Alberto Schwade e Vitória Mariah da Silva Henzel , da Escola Estadual  Ivonny Kayser.

A Secretária de Educação e Cultura, Marcia Fetzer, idealizadora do projeto, junto com a equipe da secretaria, se sente realizada com o sucesso da iniciativa. “Quando essa data se aproxima: eu fico muito ansiosa, porque eu sei o quando ela é especial. O Projeto Políticos do Futuro está na sua 5ª edição e nós nos alegramos muito em poder estar dando continuidade nessa iniciativa, porque realmente acreditamos que com isso conseguimos esclarecer muitas coisas para os nossos, em relação à política e democracia”, ressalta. “Afinal, eles serão os nossos políticos no futuro”, complementa.

Já o prefeito Albano Kunrath elogia e faz questão de destacar que as crianças são as lideranças do futuro. “Nós não tivemos a oportunidade que estas crianças estão tendo nesse momento: de compartilhar o funcionamento de uma administração municipal. E essa parceria já de 5 anos com o nosso legislativo é muito gratificante”, afirma. “As crianças hoje são referências do futuro, por isso do projeto. E fico muito feliz que elas tenham trazido reivindicações, porque isso para nós, enquanto gestores, também serve de lição”, acrescenta o prefeito.

O projeto que está em sua 5ª edição, tem como objetivo proporcionar aos estudantes conhecer e vivenciar o funcionamento dos Poderes Executivo e Legislativo, através da participação em um dia de trabalho na Prefeitura Municipal. Além disso, quer oportunizar conhecimentos referentes aos princípios da democracia, ao exercício da cidadania e às vias de participação democrática e cidadã nos destinos do município.