Notícias - Saúde / Publicado em 12/11/2019 às 09:05

Município é destaque implantação e efetivação de políticas públicas de saúde bucal

Investir em saúde é promover qualidade de vida. E a equipe odontológica do Posto de Saúde, representada pelos dentistas Suelen Loeff e Lucenio João Ferri e pela auxiliar Rosa Vanda Sperafico, receberam um importante reconhecimento: Prêmio Nacional de Saúde Bucal. Isto porque, o município de Feliz alcançou o 6º lugar, na categoria de até 20 mil habitantes.

Promovido Conselho Federal de Odontologia (CFO), a o prêmio contempla, desde 2005, as iniciativas bem-sucedidas no atendimento odontológico público. Conforme os profissionais, a conquista do município é fruto de investimentos realizados, assim como, a oferta de um serviço de qualidade para a população, trabalhando sobretudo com prevenção.  “No início do ano sempre fazemos exames em todas as crianças da rede municipal. No começo, atendíamos muitas crianças com carie, desde que iniciamos esse trabalho, diminui drasticamente os números. Tudo isso, não deixa de ser um trabalho preventivo”, destaca Suelen. “Este resultado é consequência de toda nossa cadeia de saúde bucal, bem como, todo investimento repassado pela Administração Municipal. É um conjunto de fatores”, complementa Lucenio.

É importante ressaltar que em todas as categorias seguiram critérios de financiamento em Saúde, controle Social, política municipal de saúde bucal, assistência odontológica básica, assistência odontológica especializada, promoção de saúde bucal, vigilância em saúde bucal, quadro de pessoal odontológico, remuneração na atenção básica e educação permanente. “Atualmente, além da agenda atendida na Unidade Básica de Saúde do Centro, atendemos no interior, em escolas e inclusive os grupos de idosos”, revela Lucenio. “Nossa ideia é melhorar ainda mais, para ano que vem subir nesta colocação”, destaca Suelen.