Notícias - Turismo / Publicado em 25/11/2019 às 11:09

Feliz divulga rota turística na Festuris em Gramado

Feliz divulga rota turística na Festuris em Gramado

Os trabalhos voltados para exploração do potencial turístico do município estão a todo vapor. E com este propósito, a cidade de Feliz, através da Secretaria de Desenvolvimento, participou da Feira Internacional de Turismo de Gramado (FESTURIS), entre os dias 7 e 10 de novembro. Trata-se da mais efetiva plataforma de negócios da América do Sul, sendo a segunda maior em tamanho.

A Feira de Negócios é segmentada e reuniu as principais tendências do turismo, bem como, reuniu 65 destinos nacionais e internacionais, aonde Feliz apresentou dois roteiros de turismo locais. O município, que contou com estande próprio, encantou os visitantes, oferecendo produtos de origem própria, como, por exemplo, degustação de geleias e cerveja artesanal.

Conforme destaca o secretário de Desenvolvimento econômico, Claudio Vieira, um dos principais objetivos é promover o município, fortalecendo e consolidando o destino para turismo. “Nosso foco foi divulgar Feliz, mostrar a rota e o trabalho que estamos desenvolvendo no município. Conseguimos compilar os nossos pontos turísticos em um produto, de forma organizada e planejada. E desta forma, nasceu a Rota da Felicidade”, afirma. “Foi feito todo um inventário, com banco de informações sobre cada ponto e tudo foi aprovado junto ao Ministério do Turismo”, complementa.

Foi o primeiro ano que Feliz participou da iniciativa. “Já no primeiro dia de Feira nós tivemos uma grata surpresa: o nosso estande acabou tendo um grande destaque no evento, mesmo que de forma simples e singela”, revela o secretário. “Principalmente pelo nome da cidade, que muitos conhecem e no dizer ‘Felizcidade’, isso encantava as pessoas. Todo mundo expressava realmente um sentimento de alegria. Então, percebemos que a nossa marca criou empatia com as pessoas”, acrescenta.

Desta forma, Claudio avalia a participação do município na FESTURIS de maneira muito positiva e projeta muitos negócios em virtude disso. “Com este destaque que tivemos, chamou atenção de algumas operadoras e agências, que já nos procuraram para alinhar algumas possíveis parcerias, como, por exemplo, uma grande operadora de turismo de Gramado e Canela e outra de Bento Gonçalves”, conta o dirigente. “Isso tudo está sendo possível através do trabalho da Secretaria de Desenvolvimento, junto à iniciativa privada, que tem se mobilizado em investir também no turismo de Feliz”, conclui Claudio.

A estande felizense contou com a presença do prefeito, Albano Kunrath; do vice, Nélson Martiny;  Secretário de Desenvolvimento, Claudio Vieira; do agente administrativo James de Oliveira Júnior e da rainha Pâmela München.

Turismo felizense

Em 2017, foi criada a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que abrange também a pasta de Turismo. Um dos primeiros trabalhos nesta área foi a elaboração do Plano Municipal de Turismo, que junto com o Inventário dos Pontos Turísticos norteou as ações.

No intuito de mostrar o que Feliz tem de melhor, está em implantação a Rota da Felizcidade, que visa apresentar aos turistas os principais pontos da cidade em um roteiro que contempla desde o Turismo Rural até a Cultura Cervejeira, característica da região.