Notícias - Administração / Publicado em 04/02/2020 às 15:05

Administração Municipal repassou recursos para Círculo de Máquinas , Fundação Cultural e Associação dos Amigos da Orquestra de Sopros

Administração Municipal repassou recursos para Círculo de Máquinas e Fundação Cultural

No intuito de promover e fortalecer ainda mais a agricultura e a cultura da cidade, o município de Feliz repassou no mês de janeiro um total de R$ 463 mil. Foram beneficiados o Círculo de Máquinas e Ajuda Mútua, com R$ 390 mil, a Fundação Cultural, com R$63 mil e a Associação dos Amigos da Orquestra de Sopros de Feliz, com R$10 mil.

Na ocasião, Albano ressaltou a importância da iniciativa, bem como, a necessidade de as entidades terem o controle adequado do recurso público, de maneira que ele seja aplicado de forma eficiente. ‘Hoje a agricultura representa 36% do valor adicionado na economia do município. Mesmo que a gente invista em recursos para captação de novas empresas, também é necessário contemplar os pequenos produtores, independente do que eles produzem’, destaca o prefeito. ‘A Administração Municipal sempre teve como filosofia preservar a cultura felizense. Ficamos contentes em repassar esses recursos’, acrescenta.

Com essas parcerias, o Círculo de Máquinas, a Fundação Cultural e a Associação dos Amigos da Orquestra de Sopros de Feliz assumiram a responsabilidade de cumprir com as contrapartidas firmadas. Elas também serão fiscalizadas pela Administração Municipal e devem apresentar sua prestação de contas para comprovar a destinação correta do investimento recebido.

Círculo de Máquinas

O Círculo de Máquinas foi criado em 22 de setembro de 1997. O trabalho deste sistema facilita o acesso às novas fontes de renda, através da prestação de serviços para terceiros. É uma entidade sem fins lucrativos, que tem como finalidade intermediar a prestação de serviços, com máquinas agrícolas e mão de obra, entre as propriedades dos associados.

Atualmente o Círculo possui 447 associados e só no ano de 2019 atendeu 349 pessoas, o que representa 82% dos produtores rurais, associados, de Feliz. Deste modo, o auxílio financeiro do município ao Círculo de Máquinas, na forma de subvenção econômica, para cobertura de déficit de manutenção da Associação, é de extrema importância para auxiliar/bonificar os produtores rurais de Feliz durante o exercício de 2020 e, por conseguinte, para fomentar o desenvolvimento econômico da cidade, uma vez que a agricultura representa 36% da economia local.

Ademais, o Círculo de Máquinas é a única entidade de Feliz que presta serviços mecanizados nas pequenas propriedades, tais como: lavração, gradeação, rotativa, silagem, encanteirador, plantadeira, colheitadeira, retroescavadeira, escavadeira hidráulica, carregadeira, trator esteira, entre outros.

Fundação Cultural

A história da Fundação Cultural teve início no dia 24 de junho de 1992, quando um expressivo número de cidadãos felizenses, liga dos a vários setores da sociedade, reuniram-se em virtude da necessidade da criação de uma entidade mantenedora da cultura e das artes do município, conhecido pela sua forte cultura germânica e por manter as tradições e costumes de seus antepassados alemães. O idealizador foi o prefeito da época, Clóvis Assmann, juntamente com a então secretária de Educação, Nair Melita Seibert.

Quando a Fundação foi criada a proposta dos idealizadores era preservar e resgatar atividades culturais que eram próprias do povo de Feliz e tinham, não se sabe ao certo os motivos, desaparecido. Atualmente, a entidade busca oportunizar o aprendizado do canto, de instrumentos musicais e das artes cênicas, contando com a participação de 190 pessoas entre dirigentes, colaboradores e alunos. Dentre as atividades desenvolvidas estão as aulas de canto, teatro e instrumentos musicais, direcionadas principalmente para crianças e jovens.

Associação dos Amigos da Orquestra de Sopros de Feliz

A Associação dos Amigos da Orquestra de Sopros de Feliz (AAMIGOS) é uma entidade sem fins lucrativos, que desde sua criação no ano de 2014, busca viabilizar para todos os integrantes do projeto Orquestra Municipal de Sopros de Feliz uma melhor realização de suas atividades, a manutenção de seus instrumentos, realização de concertos temáticos, entre outros.

Atualmente, o projeto conta com cerca de cinquenta alunos, dos quais, trinta são integrantes efetivados da Orquestra. Os demais realizam aulas semanais e individuais de aproximadamente uma hora, nas quais todos os alunos aprendem no seu ritmo e fazem o aperfeiçoamento de técnica específica ao instrumento musical.

O auxílio será utilizado para suprir a necessidade de gastos com a compra de matérias de consumo, como, palhetas e óleos lubrificantes, manutenção de instrumentos, elaboração de repertórios temáticos e demais serviços necessários à manutenção da entidade.