Rodar o site até o rodapé

Notícias - Saúde / Publicado em 24/03/2020 às 08:39

Informações sobre o CORONAVÍRUS

Por Simone Ludwig

NOTA OFICIAL: Decreto Municipal com novas medidas - DATA: 28 DE MARÇO DE 2020

Informações sobre o CORONAVÍRUS
Informações sobre o CORONAVÍRUS

Chamamos atenção de que é muito importante que todos leiam o decreto na íntegra, principalmente empresários e comerciantes, pois não está se voltando ao normal como muitos estão divulgando, inclusive anunciando o caos. Pelo contrário, teremos que ter muitos cuidados sanitários, mudanças nas empresas e no funcionamento do comércio e serviços. Mantendo escolas e creches fechadas, e principalmente o isolamento do grupo de risco, os idosos nas suas casas. E quem assiste eles terão o máximo de cuidado de higiene para não levar o vírus.
Medidas sérias, mostrando nossa responsabilidade pública, empresarial e pessoal. Lutar pela vida!

NOTA OFICIAL:RESTAURANTES, BARES, PADARIAS E LANCHERIAS- DATA: 23.03

 

Conforme decreto nº4253/2020, que altera o nº 4250/2020, de sexta-feira, dia 20 , ressaltamos que a partir de hoje, dia 23 de março, fica determinado de que em restaurantes, bares, padarias e lancherias, é vedado o consumo de alimentos e bebidas em seus interiores, sendo permitido apenas a retirada no balcão, serviço de drive thru e entrega em domicílio.

 

A Administração Municipal preocupada com a situação e a proliferação do coronavírus, e após várias denúncias, está encaminhando fiscal municipal e Corpo de Bombeiros nos estabelecimentos no intuito de orientá-los a cumprir o determinado. Essas visitas já começaram hoje, quando foram realizadas 21 orientações.

Após isso, o estabelecimento que não respeitar o que determina o decreto, mesmo sendo orientado, será passível de punição.

 

Decreto na íntegra:

https://atos.feliz.rs.gov.br/diario/#/diario/78

 

NOTA OFICIAL: Teste de munícipe felizense dá negativo para o coronavírus - DATA: 23.03

 Conforme divulgação da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, nesta segunda-feira, o resultado do laudo do teste realizado no caso suspeito do município apresentou NÃO DETECTÁVEL para COVID-19.

Ressaltamos que as medidas de prevenção precisam ser mantidas, para o bem- estar da nossa população

NOTA OFICIAL: CORONAVÍRUS - DATA: 20.03

O prefeito Albano Kunrath, declarou nesta sexta-feira, dia 20, situação de emergência no município, por conta da pandemia de coronavírus.  O decreto nº 4.250, publicado no Diário Oficial do Município, determina, dentre outras coisas, a contar de 23 de março de 2020, a proibição das atividades e dos serviços privados não essenciais, inclusive o comércio ambulante, e o fechamento dos centros e estabelecimentos comerciais, no período de 15 dias.

Neste período, permanecerão abertos serviços considerados essenciais, como farmácias; clínicas de atendimento na área da saúde; mercados e supermercados; restaurantes, padarias e lancherias; postos de combustíveis; bancos e instituições financeiras; agropecuárias e demais estabelecimentos de venda de produtos animais; estabelecimentos de venda de produtos de limpeza e de combate à proliferação do vírus e indústrias do ramo de alimentos ou que produzem produtos para o setor alimentício.

A medida que tem como objetivo conter a proliferação do vírus no município, foi decidia após uma reunião com a Associação Comercial Industrial e de Serviços de Feliz (ACISFE), Secretaria de Saúde e Assistência Social, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Educação e Cultura, representantes de empresas locais e administração.

Da mesma forma, fica proibida a frequência e permanência de pessoas nas academias de saúde ao ar livre, playgrounds, Parque e Praças Municipais.

NOTA OFICIAL: CORONAVÍRUS - DATA: 18.03

O município de Feliz possui um novo caso em investigação que se enquadra no protocolo de caso suspeito do Ministério da Saúde (viagem ao exterior e presença de sintomas respiratórios) e já realizou a coleta e encaminhamento para testagem para o Covid-19.
Assim que tivermos o retorno do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), atualizaremos nossos munícipes sobre a situação.

NOTA OFICIAL: CORONAVÍRUS - DATA: 18.03

Considerando a recomendação a Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí - AMVARC, do Conselho
Regional de Desenvolvimento do Vale do Caí - CODEVARC e do Consórcio Intermunicipal do Vale do Caí - CIS/CAÍ; bem como a necessidade cautelar de conter a propagação de infecção e transmissão local e preservar a Saúde Pública, através de ações e medidas coordenadas no âmbito municipal , o município decreta:
Ficam suspensas, podendo ser prorrogáveis por nova norma municipal, pelo período de 15 (quinze) dias, todas as atividades escolares da Rede de Ensino Municipal, tanto Educação Infantil como Ensino Fundamental, a partir do dia 23 de março de 2020.

(DECRETO EXECUTIVO Nº 4.248, DE 18 DE MARÇO DE 2020)

NOTA OFICIAL: SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES DO SINE- DATA: 18.03

A partir de hoje, dia 18 de março, o atendimento ao público no SINE DE FELIZ, está SUSPENSO, por tempo indeterminado.

A medida obedece orientação da Organização Mundial de Saúde, para evitar aglomeração de pessoas, devido a pandemia do novo coronavírus.

Vale ressaltar, que a ação é de suma importância para o bem comum, já que grande parte dos atendimentos são oriundos de cidades grandes, que buscam agilidade nos seus processos.

Nosso objetivo é evitar o ingresso do vírus no nosso município, sendo que o SINE é um setor crítico de proliferação, pelo uso em comum de objetos.

NOTA OFICIAL: CORONAVÍRUS - DATA: 16.03

A equipe de saúde de Feliz recebeu notificação de uma unidade de atendimento de uma pessoa que esteve viajando fora do Estado, com sintomas característicos do CORONAVÍRUS e está fazendo a investigação. De momento, ainda não existe a confirmação, contudo, o paciente encontra-se em isolamento domiciliar.
Vale ressaltar, que não há motivos para alarde. De momento, a Administração Municipal, juntamente com a equipe de saúde, está tomando todas as medidas de contingência, como, a criação de um Comitê Municipal e grupo de trabalho para tratar o assunto, elaboração de um decreto com orientações e estão sendo adiados ou suspensos tod
Pedimos que todas as pessoas que estiveram em viagem fora do Estado e com sintomas característicos, tenham responsabilidade coletiva e entrem em contato com a Secretaria de Saúde. Ressaltamos a busca pelo equilíbrio, evitando cenários de pânico, bem como a omissão. Para isso, contamos com a compreensão e apoio da população.
Seguiremos mantendo todos informados e permanecemos à disposição para o diálogo.

Nota divulgada dia 17 de março

O caso investigado não se enquadra nos atuais critérios da Secretaria Estadual de Saúde e por isso o Estado não realizará exame para confirmação. O paciente está bem, em isolamento domiciliar, e continuará sendo acompanhado e orientado pela equipe de saúde.

 

NOVO CANAL: Esclarecendo dúvidas sobre o Coronavírus

Esclarecendo dúvidas sobre o Coronavírus, com o Médico de Família e diretor técnico do Hospital Schlatter.

Notícias

Mais notícias