Notícias - Agricultura / Publicado em 19/05/2020 às 10:59

Análise de solo é fundamental para o aumento da produtividade

Análise de solo é fundamental para o aumento da produtividade

A Emater juntamente com a Secretaria Municipal da Agricultura estão incentivando que os agricultores façam a análise de solo das lavouras. A agricultura possui um importante papel tanto na economia de Feliz quanto na do Estado e os ótimos rendimentos observados no campo devem-se principalmente ao emprego de novas tecnologias (cultivares, máquinas e implementos agrícolas modernos) associadas às características favoráveis do relevo e a um adequado manejo da fertilidade do solo.

A análise de solo é fundamental para que o produtor rural possa conhecer as características físicas e químicas do solo de uma determinada área agrícola, podendo, através dos resultados obtidos, receber de um Engenheiro Agrônomo ou Técnico Agrícola, a recomendação apropriada para o manejo. A aplicação da quantidade adequada de corretivos e fertilizantes na lavoura proporcionará aumento no potencial produtivo, além da redução de custos de aplicação de insumos desnecessários, maximizando a rentabilidade do produtor.

Neste contexto, a Emater e a Secretaria de Agricultura de Feliz estão participando de um programa com subsídio do Sistema SINAS que está oferecendo um auxílio de 50% para cada amostra de solo encaminhada. Lembrando que o custo de uma análise de solo varia de acordo com os parâmetros avaliados e do laboratório encaminhando.  No entanto, é considerada uma prática simples e barata, com uma relação custo x benefício extremamente positiva sob os aspectos agronômicos, visto que um solo com fertilidade adequada é um grande indicativo da obtenção de maior eficiência, produtividade e rentabilidade.

Para mais informações basta entrar contato com a Emater ou com Secretaria Municipal da Agricultura.