Notícias - Saúde / Publicado em 13/01/2021 às 17:32
Comitê de combate ao COVID-19 se reúne com prefeito
Ficou estabelecido a necessidade de um protocolo de solicitação para realização de eventos e atividades
Por Larissa Zinelli Lucero
Depois de mais de 45 dias sem reunião, sendo a última no dia 17/11, o Comitê Municipal para enfrentamento ao COVID-19, se reuniu nesta quarta-feira,13, para uma reunião com o atual prefeito, Junior Freiberger.
Na ocasião, estavam presentes os membros do comitê, além dos secretários de saúde, educação, gestão e da fazenda. No encontro, em primeiro momento, foi apresentada a atual situação da pandemia, pela Coordenadora Municipal da Vigilância Ambiental e Sanitária do Município, Bárbara Antonina Dávila. Também foi realizada reestruturação do grupo, redefinindo as funções.
Ficou estabelecido como base, que os protocolos de solicitações de eventos e atividades com aglomeração, deverão conter informações detalhadas referente ao número de participantes, capacidade do local, medidas de prevenção executadas e objetivo do evento.
Também foi debatido o decreto estadual, onde permite que na bandeira laranja ou vermelha, se trabalhe com capacidade reduzida. No entanto, a exemplo da indústria, onde se está trabalhando com 100%, a prefeitura também seguirá essa linha e trabalhará de forma integral, sem revezamento, mantendo afastados apenas servidores do grupo de risco e afastados por licença saúde, mas sempre respeitando os protocolos de segurança.
Segundo o prefeito, essa medida foi tomada, pois, se seguidas as orientações de prevenção, sim, todos os servidores podem trabalhar em segurança. Assim como muitos trabalhadores que estão lá fora, trabalhando de forma integral e até mais, para manterem seus negócios e empreendimentos vivos e na ativa.
Outra questão trazida pelo prefeito, é a aquisição de testes com resultados em 24 horas, para garantir que seus servidores não fiquem ausentes de suas funções enquanto aguardam pelo resultado, que pode levar até 12 dias. Esse teste, vem sendo aplicado na iniciativa privada, e será adquirido pela prefeitura com o recurso livre, sem impactar os testes destinados a comunidade.
‘Essa é uma medida econômica, pois o valor do benefício do servidor que permanece em isolamento, à espera do resultado, sem exercer a sua atividade, é maior do que o valor destinado a compra destes testes rápidos. Sendo assim, se ausentará do ambiente de trabalho, quem realmente precisar’, declarou Junior.
Em relação aos espaços públicos, ficaram liberados o funcionamento das escolas de educação infantil e o uso das pracinhas, considerando que essas atividades são essenciais para o desenvolvimento motor, social e intelectual.
Notícias
Mais notícias
04/03/2021
Ganhadores da Nota Fiscal Gaúcha
Os prêmios devem ser retirados na Secretária Municipal da Fazenda de Feliz, com a Aline

04/03/2021
FERIADO MUNICIPAIS 2021

04/03/2021
Vacinação da 2ª dose para os IDOSOS

03/03/2021
RETIFICAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO PARA MOTORISTA
Escolaridade: Ensino Fundamental completo ou equivalente.