Rodar o site até o rodapé

Notícias - Geral / Publicado em 03/06/2021 às 10:00

Saúde zera fila de espera por mamografia

Município adquiri 100 mamografias para mulheres que aguardam exame desde 2020

Por Larissa Zinelli

Saúde zera fila de espera por mamografia
Saúde zera fila de espera por mamografia

Secretaria de Saúde zera fila de mamografias com a aquisição de 100 exames, os quais serão realizados no decorrer do ano. Na última semana, 15 mulheres foram encaminhadas a Caxias do Sul para a realização do exame que é o principal meio de prevenção contra o câncer de mama. Na próxima semana, mais 15 mulheres estarão realizando o procedimento.

 

Em nosso município, no início de 2021, havia uma fila de espera de 100 mulheres para a realização da mamografia. “Este exame é a melhor forma de descobrir o câncer de mama antes que seja detectável pelo exame clínico e deve ser feita anualmente pelas mulheres a partir dos 40 anos de idade. ” Destacou a Secretária de Saúde, Rejane Eglior.

 

Diante do número da lista de espera, a Administração buscou formas e alternativas para a realização dos exames, por entender a importância e urgência da demanda.

“Sabemos que diante da pandemia, a maioria dos recursos estão focados e destinados ao combate e tratamento do vírus, mas não podemos esquecer que outras doenças continuam existindo em paralelo. Por esse motivo, trabalhamos para alcançar a nossa meta, que é zerar essa fila de espera por mamografias”, declarou o Prefeito Junior Freiberger.

 

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 66.280 novos casos de câncer de mama, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. No mundo, o câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres. Em 2018, ocorreram 2,1 milhões de casos novos, o equivalente a 11,6% de todos os cânceres estimados. Esse valor corresponde a um risco estimado de 55,2/100 mil.

 

Para a Secretária, “este é um exame que, a partir do seu pedido, precisa ser realizado o quanto antes, pois qualquer espera pode fazer a diferença para o sucesso do tratamento e cura.”

O câncer de mama é a principal causa de óbitos por câncer das mulheres brasileiras. Para prevenir o desenvolvimento e detectar precocemente essa doença, o autoexame das mamas é o primeiro passo.

 

O exame de mamas pode ser feito em frente ao espelho, em pé ou deitada. Siga as seguintes instruções para o autoexame:

 

Em frente ao espelho:

Posicione-se em frente ao espelho;

Observe os dois seios, primeiramente com os braços caídos;

Coloque as mãos na cintura fazendo força;

Coloque-as atrás da cabeça e observe o tamanho, posição e forma do mamilo;

Pressione levemente o mamilo e veja se há saída de secreção.

 

Em pé (pode ser durante o banho)

Levante seu braço esquerdo e apoie-o sobre a cabeça;

Com a mão direita esticada, examine a mama esquerda;

Divida o seio em faixas e analise devagar cada uma dessas faixas. Use a polpa dos dedos e não as pontas ou unhas;

Sinta a mama;

Faça movimentos circulares, de cima para baixo;

Repita os movimentos na outra mama.

 

Deitada

Coloque uma toalha dobrada sob o ombro direito para examinar a mama direita;

Sinta a mama com movimentos circulares, fazendo uma leve pressão;

Apalpe a metade externa da mama (é mais consistente);

Depois apalpe as axilas;

Inverta o procedimento para a mama esquerda.

 

 Caso sinta algum nódulo ou mudança na textura ou tamanho, procure atendimento profissional para a realização do exame clínico de mama e também para o encaminhamento para o exame de mamografia.

Notícias

Mais notícias