Rodar o site até o rodapé

Notícias - Geral / Publicado em 08/06/2021 às 15:17

Projeto OuvirES previne problemas futuros de audição em crianças

O projeto faz parte de um conjunto de ações voltadas a saúde escolar

Por Larissa Zinelli

Projeto OuvirES previne problemas futuros de audição em crianças
Projeto OuvirES previne problemas futuros de audição em crianças

Projeto OUVIRes da Secretaria de Saúde identifica crianças do município que manifestem sinais de alterações auditivas. O projeto faz parte de um conjunto de ações voltadas a saúde escolar, com o objetivo de identificar, tratar, evitar a evolução e o agravamento de alterações no sistema auditivo.

 

Segundo a Secretária de Saúde Rejane Eglior, o trabalho de prevenção e identificação de alterações já no início da infância é muito importante para diminuir os impactos na vida das crianças, assim como problemas futuros de saúde.


As alterações auditivas, ainda que transitórias e de grau leve, podem provocar sinais como: atraso nos marcos do desenvolvimento da comunicação, atraso para iniciar a fala propriamente dita, fala pouco inteligível, habilidades articulatórias empobrecidas, déficit na aquisição do vocabulário, desatenção, entre outras.

 

Como acontece o projeto: as crianças identificadas pelas equipes de saúde ou pelas escolas do município com sinais de comprometimento deverão comunicar os responsáveis pelas crianças para que haja o agendamento de uma consulta com o pediatra que irá realizar uma avaliação no quadro geral de saúde e a otoscopia. Diante dos resultados e da necessidade, a criança será encaminhada para uma consulta com a fonoaudióloga da SMS Bianca Correia Ferronatto e a partir da sua avaliação, será solicitado uma avaliação auditiva objetiva. Esse projeto inclui os seguintes procedimentos: audiometria infantil e impedanciometria.

 

O município oferece transporte para a realização do exame, que acontece em São Sebastião do Caí.
Este projeto terá sua execução de maio a dezembro de 2021, o mesmo poderá ser renovado para 2022 a partir de uma avaliação dos resultados, relacionados ao total de crianças avaliadas e o número de casos alterados.

Notícias

Mais notícias