Notícias - Geral / Publicado em 13/09/2021 às 16:55

Por ASCOM - Larissa Zinelli

Acendimento da Chama Crioula  marca início da  Semana Farroupilha
Acendimento da Chama Crioula marca início da Semana Farroupilha

No último domingo, 12, o Prefeito, Junior Freiberger, participou do acendimento da Chama Crioula no CTG Rancho Feliz. O ato é tradicionalmente realizado para marcar o início da Semana Farroupilha, que acontece de 13 a 20 de setembro. A Chama Crioula simboliza o apego do gaúcho à sua terra, o seu nativismo, seu telurismo, além da fertilidade, calor, claridade, ardor, paixão, hospitalidade e coragem.

Representa o gaúcho idealizado no espírito heroico, dos farroupilhas, com os ideais de justiça e liberdade, visando a aproximação dos povos. Segundo o Prefeito, viver esses momentos culturais é honrar uma história, mas principalmente, quem a escreveu. O povo gaúcho, assim como todos os outros povos, tem suas culturas e hábitos que mantém vivo em suas memórias uma história que merece ser lembrada todos os dias.