Rodar o site até o rodapé

Notícias - Geral / Publicado em 18/10/2021 às 07:48

Município aplica inseticida para combater borrachudos

As aplicações iniciaram dia 2 de outubro e terá a sua última ação no dia 30 do mesmo mês

Por ASCOM - Franciele Schuster

Município aplica inseticida para combater borrachudos
Município aplica inseticida para combater borrachudos

Estará sendo aplicado nos próximos dias, o inseticida biológico Bacillus thuringiensis israelensis (BTI) que dificulta a proliferação de larvas do borrachudo. Esta será a segunda aplicação e estava programada para acontecer neste último sábado, 16, no entanto, devido a alta quantidade de chuva, o inseticida será aplicado quando as condições do tempo permitirem.

As aplicações iniciaram dia 2 de outubro e terá a sua última ação no dia 30 do mesmo mês. Em busca de resultados efetivos, a ação é realizada por 100 aplicadores ao mesmo tempo, intensificando o combate. Segundo a Biomédica - Coordenadora da Vigilância Ambiental e Sanitária do Município, Bárbara Antonina Dávila, a presença dos borrachudos tem sido uma constante reclamação dos munícipes, por isso a intensificação nas aplicações.

O mosquito borrachudo é um inseto da família dos simulídeos, mas que não tem nada a ver com o pernilongo. Os borrachudos gostam de voar durante o dia, com sol quente e ainda bem pequenos. A fêmea é quem dá a picada e se alimenta do sangue de mamíferos. A região da pele atingida incha porque quando o inseto pica injeta uma substância que provoca uma reação alérgica na pele.

Ao contrário do mosquito da dengue, por exemplo, o borrachudo não gosta de água parada, e quanto mais sujeira houver, melhor para ele. As larvas se alimentam de matéria orgânica por isso, lixo e dejetos de animais são o combustível para o criatório do borrachudo.

Notícias

Mais notícias