Notícias - Geral / Publicado em 25/11/2021 às 10:56

Associação dos Amigos da Orquestra apresenta vídeo Orquestra - Revelando Sopros

Por ASCOM

Associação dos Amigos da Orquestra apresenta vídeo Orquestra - Revelando Sopros

Nesta semana, a Associação dos Amigos da Orquestra, da Orquestra Municipal de Sopros de Feliz (OMSF), representada pelo Maestro Rodrigo Hillebrand, apresentou para o Prefeito, Junior Freiberger, os Secretários Municipais, Cleber Schütz e Josileni Tomazi e a Coordenadora do Departamento de Cultura e Turismo, Raquel Brambilla,  um material didático, em forma de vídeo, que traz as características da formação de uma orquestra de sopros, assim como o papel de cada naipe de instrumentos e também do maestro. Após, esse mesmo material foi entregue para as escolas do Munícipio. O objetivo do material é disponibilizar conteúdo para ser usado em aulas de música e despertar o interesse no aprendizado musical.

O vídeo apresenta a descrição de como é formada uma orquestra de sopros, seus instrumentos característicos, a distribuição dos naipes, instrumentos auxiliares, a função do maestro e a função social do projeto. Além disso, conta com breves explicações didáticas de cada instrumento e naipe, demonstração das sonoridades específicas de cada naipe e também depoimentos de familiares de músicos e dos próprios músicos que participam do projeto.

Segundo o Maestro da Orquestra, Rodrigo Hillebrand, este material didático tem o objetivo de servir de apoio para professores de música e de artes em suas aulas. O material ficará disponível para acesso gratuito no canal da Orquestra de Sopros de Feliz. Além disso, o material foi construído de forma que chame a atenção de crianças, jovens e adultos para a música, os incentivando a aprender a tocar instrumentos e até mesmo, a participarem do projeto e se tornarem parte da orquestra.

O acesso ao conteúdo é gratuito e pode ser feita pelo link https://youtu.be/yKN7t3PZqLA.