Notícias - Geral / Publicado em 26/11/2021 às 12:49

COMDIM realiza palestra sobre o direito das mulheres

Por ASCOM - Franciele Schuster

Sistema de Estacionamento Rotativo Gratuito começa ser estruturado
Na noite desta quinta, 25, no Centro Cultural, foi realizada a palestra: Lugar de Mulher é onde Ela quiser, em alusão a Semana Municipal de Combate à Violência contra a Mulher, organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM). Para falar do tema, foram convidadas a Delegada que comanda a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), de Montenegro, Doutora Cleusa Spinato e a Diretora de Políticas Públicas para as Mulheres do Governo do Estado, Doutora Bianca Feijó.

O prefeito, Junior Freiberger, esteve presente no evento, e trouxe um pouco da história de quando o COMDIM foi criado em 2019. ‘Foi a partir da determinação e do desejo de ajudar de duas grandes mulheres, que hoje o COMDIM existe e vem se consolidando cada vez mais em nossa cidade’, destacou, Junior. O prefeito aproveitou a oportunidade e anunciou a disponibilização de um espaço no andar térreo da Prefeitura, para atendimentos realizados pelo conselho.

Todas essas questões foram abordadas em um bate papo descontraído, onde as palestrantes falaram um pouco dos perfis das mulheres vítimas de violência, e de como a sociedade em geral, muitas vezes julga e rotula essas mulheres. Além disso, também foi explicado como acontece o processo de denúncia, em quais situações o agressor pode ser preso e como é realizado o atendimento às vítimas. Outro momento importante da noite, foi quando as palestrantes falaram sobre como começam os relacionamentos abusivos que resultam em agressões. ‘Um relacionamento violento não começa com agressões, começa como outro relacionamento comum, mas aos poucos, os sinais vão aparecendo, e é preciso reconhecer para qual caminho a relação está andando’ declarou a Dra. Cleusa Spinato.

Segundo a Presidenta da COMDIM, Márcia Bohn, o evento superou as expectativas, se tornando um momento descontraído, mas onde se abordou um assunto de grande importância para a comunidade. ‘Precisamos falar mais sobre a violência contra a mulher, precisamos desses momentos. Há muitas mulheres que hoje sofrem agressões, seja física ou psicológica, e muitas delas apenas precisam que alguém observe e dê a oportunidade delas falarem’, declarou, Márcia.