Notícias - Geral / Publicado em 13/01/2022 às 10:59

Administração investe 185 mil em tecnologia

O valor foi destinado a serviços tecnológicos e equipamentos

Por ASCOM - Larissa Zinelli

Administração investe 185 mil em tecnologia

Diante das constantes quedas no servidor e lentidão no sistema entre outros problemas diariamente enfrentados pelos servidores, a Administração realizou um investimento de R$ 185 mil em tecnologia e aperfeiçoamento de equipamentos nos prédios públicos municipais, em 2021.

A partir de um diagnóstico realizado pelo departamento de TI, em parceria com a empresa que realiza consultoria para a Prefeitura na área de informática, constatou-se a necessidade de reestruturação e implantação de melhores recursos para garantir maior desempenho, segurança e agilidade em processos administrativos no serviço público, principalmente na saúde e educação. Uma das grandes melhorias, foi a aquisição de um novo servidor, trazendo mais segurança e velocidade no processamento dos dados que são gerados de hora em hora, especialmente na Educação. Já a partir da contratação do serviço de georreferenciamento, o qual permitiu que todo o município fosse mapeado de forma terrestre e aérea, a Secretaria da Fazenda necessitou ampliar sua capacidade de armazenamento a partir da inserção de novos HDs e memórias RAM.

Os investimentos com relação a conectividade Wifi nos prédios públicos, bem como o aumento na velocidade de conexão, trouxeram mais agilidade e confiabilidade para aprimorar o atendimento dos servidores públicos à comunidade. Os pontos de redes das escolas municipais e das Unidades Básicas de Atendimento deixaram de ser via rádio e passaram a utilizar a tecnologia de fibra ótica, evitando quedas constantes dos serviços dependentes da internet. Outro avanço, foi a migração de todos os dados concentrados no sistema interno da Administração para a nuvem, um recurso cada vez mais utilizado para se ter a segurança de informações.

“Investir em tecnologia e inovação não é mais algo que se faz pensando no futuro, mas sim, no presente. Vimos a necessidade de investir em equipamentos e recursos que nos trouxessem mais rapidez e eficiência, mas também segurança de dados e do funcionamento das máquinas. Um exemplo, foi o ajuste na fase de alimentação dos nobreaks do Centro de Processamento de Dados, que antes era na mesma fase geral de energia e agora passou a ser em uma diferenciada, caso a geral caia. Outro ponto de enorme relevância é a possibilidade de replicação dos servidores e reativação dos serviços em caso de sinistro no prédio da Prefeitura.” destacou o prefeito, Junior Freiberger.

A Prefeitura Municipal de Feliz conta com uma ampla estrutura computacional que garante o cumprimento de todos os processos institucionais. Equipamentos, peças e insumos desse tipo são essenciais para o desenvolvimento das atividades a serem realizadas diariamente pela equipe. Segundo o departamento de informática, este investimento impacta positivamente nos resultados a serem alcançados pelas secretarias. Assim como a maior parte das tecnologias, computadores e equipamentos de interconexão passam por um ciclo de depreciação natural diretamente ligada a modernização e a evolução tecnológica.

“ O aperfeiçoamento de equipamentos e recursos, além de todos os benefícios de velocidade de processamento e segurança de dados, também nos dá a possibilidade de trabalharmos melhor, buscando soluções para demandas diárias que muitas vezes, devido a ausência de ferramentas, sejam elas físicas ou digitais, não nos permitia serem aplicáveis” destacou os técnicos de TI, Francisco Petry Rauber e Valdomiro Lopes.