Programa Nacional de Transparência Pública - Qualidade em Transparência Ouro 2023 - Sistema Tribunais de Contas

Gabinete do Prefeito

Confira o projeto da nova ponte ligando o Centro de Feliz aos bairros Matiel, Escadinhas, Vale do Lobo e Roncador

Lançado neste domingo, 26, o projeto da nova Ponte de Feliz

Conheça o projeto da Nova Ponte sentido Centro - Matiel

Domingo, 26, às 19h30, no saguão principal da Prefeitura Municipal, ocorreu o lançamento do projeto de uma das principais obras para impulsionar o desenvolvimento econômico de Feliz, a construção da nova ponte que liga o Centro ao bairro Matiel. Um investimento que trará soluções para desafios atuais e que impulsionará a economia municipal e da região.

 

O projeto foi apresentado às autoridades locais, imprensa e comunidade felizense, pelo prefeito, Junior Freiberger. Em sua apresentação, o líder do executivo trouxe o histórico deste projeto, que iniciou em 2021 pela atual gestão municipal, com a busca por entidades que realizassem os estudos necessários e que, a partir dos mesmos, desenvolvessem projetos de engenharia possíveis para tal construção.

 

Ainda em 2021, a administração municipal firmou uma parceria com a Universidade Unisinos, que passou a executar pesquisas e análises para o entendimento do cenário atual e as reais e viáveis possibilidades de um cenário para se construir uma nova estrutura que ligue o Centro ao Matiel. Os trabalhos técnicos, inclusive com pesquisa de campo, levaram em consideração até quatro localizações distintas para a nova ponte e levantaram os pontos favoráveis e desfavoráveis de cada lugar.

 

Engenheiros e técnicos da empresa Azambuja Engenharia e Geotecnia também acompanharam por sete dias consecutivos, 24 horas por dia, o fluxo de veículos na Ponte de Ferro. Após o acompanhamento, verificou-se que diariamente transitam pela via em média 7.720 veículos, entre eles 7 veículos ultra pesados, os quais, devido a situação atual da ponte, não são indicados a circularem pela via. Neste sentido, semanalmente são cerca de 54 mil veículos que utilizam a Ponte de Ferro. Essa constatação parte do estudo realizado para analisar as condições atuais da estrutura, a qual anualmente recebe manutenção com o objetivo de preservar e evitar danos maiores. 

Projeto da nova Ponte de Feliz
Projeto da nova Ponte de Feliz

A nova ponte será importante para melhorar o fluxo de veículos para quem transita em nossa cidade, facilitar o transporte de cargas, oferecer mais segurança aos usuários e benefícios econômicos ao município de Feliz. E o mais importante: seu uso garantirá a preservação da histórica Ponte de Ferro, declarada como patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul, e que merece aproveitar de sua aposentadoria depois de décadas de trabalho em prol do desenvolvimento de Feliz.

Projeto da nova Ponte de Feliz
Projeto da nova Ponte de Feliz

A nova ponte será construída ao lado da histórica Ponte de Ferro.

Projeto da nova Ponte de Feliz
Projeto da nova Ponte de Feliz

Foram realizados estudos técnicos de tráfego, hidráulicos e hidrológicos, ambientais, geológicos e geotécnicos, topográficos e batimétricos e pesquisa com a comunidade, de forma a garantir a melhor opção para a nossa cidade. Este trabalho teve o apoio da Universidade do Vale do Rio Sinos e da empresa Azambuja Engenharia e Geotecnia, além do corpo técnico da Prefeitura de Feliz. O local escolhido é também o que se torna financeiramente mais viável, visto ser o de menor extensão entre as margens do rio Caí, de menor impacto ambiental e onde não serão necessários recursos financeiros para o pagamento de desapropriações de terras e obras de infraestrutura volumosas, como abertura de ruas e pavimentações.

Projeto da nova Ponte de Feliz
Projeto da nova Ponte de Feliz

Entre os dois pilares localizados um em cada margem, a nova ponte terá cerca de 50 metros. No total, serão aproximadamente 92 metros de extensão se somadas as cabeceiras. Além de duas pistas, estará equipada com ciclovia e área de circulação de pedestres.

Projeto da nova Ponte de Feliz
Projeto da nova Ponte de Feliz

O orçamento previsto para a nova ponte é de cerca de R$ 15 milhões, já incluídos todos os serviços e materiais necessários, inclusive organização do fluxo viário dos acessos, sinalização e paisagismo.

Projeto da nova Ponte de Feliz
Projeto da nova Ponte de Feliz

O Município de Feliz encontrou uma operação de crédito bancário extremamente vantajosa que vai permitir o pagamento do valor captado em até 10 anos.

Projeto da nova Ponte de Feliz
Projeto da nova Ponte de Feliz

 Qual o tempo previsto de obra?

A partir da ordem de início, a previsão é de que a obra se prolongue por cerca de 12 meses.

 

Quando a obra vai iniciar?

Com a apresentação do projeto, a Administração Municipal encaminhou à Câmara de Vereadores o projeto de Lei que busca autorização legislativa para a contratação da operação de crédito. Sendo a resposta positiva, o Executivo encaminha toda a documentação para avaliação junto à Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Com parecer favorável do STN, o Município poderá contratar o financiamento junto à instituição financeira para realizar a licitação. A previsão é de que as obras possam começar ainda neste ano.

Projeto da nova Ponte de Feliz
Projeto da nova Ponte de Feliz

De maneira nenhuma. O projeto da nova ponte foi elaborado de forma a respeitar a importância da centenária Ponte de Ferro, fazendo com que ela se valorize ainda mais no cenário urbano de Feliz.

Projeto da nova Ponte de Feliz
Projeto da nova Ponte de Feliz

A proposta é que a Ponte de Ferro seja revitalizada, de forma que ela possa contribuir ainda mais com o crescimento do turismo na cidade de Feliz.




Utilizamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao navegar, você concorda com o uso.