Programa Nacional de Transparência Pública - Qualidade em Transparência Ouro 2023 - Sistema Tribunais de Contas

Conselho COMDICA

Doe seu Imposto de Renda

Doe seu Imposto de Renda
Doe seu Imposto de Renda

É uma maneira de segurar em nosso município parte do Imposto de Renda devido ao governo por meio de doação a Fundos Municipais. O contribuinte não paga valores a mais, o que muda é a destinação do Imposto, ao invés de ir para o governo fica em entidades do nosso município.

Doe seu Imposto de Renda
Doe seu Imposto de Renda

É um fundo criado por lei federal (Lei nº 8.069/90) para beneficiar a criança e o adolescente. É constituído por doações de pessoas físicas, jurídicas e do próprio Poder Público. Para as pessoas físicas e jurídicas, a lei permite deduzir, do Imposto de Renda devido, as doações devidamente comprovadas, observados os limites estabelecidos pela legislação própria.

 

O Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, criado pela Lei Municipal nº 3.350/2017,  é o instrumento legal pelo qual a Prefeitura Municipal de Feliz destina grande parte dos recursos para as entidades sociais que realizam trabalhos objetivando assegurar à criança e ao adolescente o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar comunitária, além de colocá-los a salvo de toda a forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. Os recursos do Fundo financiam os projetos dessas entidades, que são previamente apreciados e aprovados pelo COMDICA, composto de representantes eleitos da sociedade civil e das secretarias municipais, todos focados nas questões da criança e do adolescente.

Doe seu Imposto de Renda
Doe seu Imposto de Renda

VALOR DA DOAÇÃO

 

Pessoa Física: Se limita a 6% (seis por cento) do valor do Imposto de Renda devido.

Pessoa Jurídica: Se limita a 1% (um por centro) aplicado sobre Imposto de Renda devido.

 

COMO DOAR?

 

Pessoa física: Qualquer pessoa pode contribuir para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Se você faz a Declaração Completa do Imposto de Renda, você pode abater até 6% do valor do Imposto de Renda Devido.

As contribuições efetivadas pelas pessoas físicas no ano-calendário poderão ser deduzidas do imposto devido na declaração de ajuste anual. A dedução é limitada a 6% do valor do Imposto de Renda devido, devendo ser comprovada a contribuição por documento hábil emitido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, especificando o nome e o CPF do doador, a data e o valor recebido.

A pessoa física que não atingiu o percentual máximo de 6%, no período de janeiro a dezembro do ano calendário, pode ajustar o valor em até 3%, no período de janeiro a abril do ano subsequente, desde que não ultrapasse o valor global de 6%.

Se a pessoa física não destinou valor algum no período de janeiro a dezembro, poderá destinar até 3% do seu imposto de renda devido, no período de janeiro a abril do ano subsequente, sendo este o percentual máximo de destinação.

 

Pessoa Jurídica: Toda empresa tributada pelo lucro real pode deduzir até 1% das contribuições feitas ao Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente do seu Imposto de Renda Devido, ou seja, a sua empresa destina 1% do seu imposto para ser aplicado em ações e projetos que atendam as crianças e adolescentes do Município. A renúncia fiscal é integral, ou seja, todo o valor da contribuição é ônus da União e não do contribuinte.

 

Para saber se sua empresa pode utilizar do Benefício Fiscal consulte a seu Contador.

A grande vantagem da destinação do Imposto de Renda de sua empresa é que você vai saber onde o recurso está sendo aplicado. O valor depositado no Fundo será revertido em programas de atendimento à criança e ao adolescente de nosso Município.

A destinação ao Fundo traz também visibilidade à sua empresa, tornando-se partícipe na construção social, contribuindo para transformar o futuro de crianças e adolescentes de risco social e pessoal em Cidadãos participantes e ativos em nosso Município.

 

 

IMPORTANTE

Não deixe de remeter ao COMDICA cópia do depósito da sua Contribuição, para que o Conselho possa emitir o Comprovante específico para ser anexado na Declaração de Imposto de Renda, de acordo com as normas da Receita Federal.

 

Doe seu Imposto de Renda
Doe seu Imposto de Renda

PARA DOAR

PIX - CNPJ: 18.951.245/0001-60
Depósito identificado/transferência/Doc/TED: Banco 001 - Banco do Brasil; Agência: 2061-3; Conta Corrente:100.000-4

 

Telefone: 51 36374233

E-mail: comdica@feliz.rs.gov.br

Utilizamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao navegar, você concorda com o uso.